Black Eyed Peas. Isso é Music Branding!

11 abr

No mercado de música atual o mais importante não é quem vendeu o maior número de CDs, mas sim quem tem os melhores patrocinadores.

Como o Black Eyed Peas conseguiu se tornar a cara da Samsung, da Apple, do Blackberry, da Bacardi e tantas outras marcas?

Ilustração de Mick Coulas, retirado da matéria do The Wall Street Journal

Enquanto will.i.am, líder da banda, faz um solo freestyle de rap nos primeiros 30 minutos do show da nova turnê do Black Eyed Peas, mensagens de texto são enviadas pelo público para dois telões gigantescos localizado nas laterais do palco. É o momento do principal patrocinador da turnê aparecer: BlackBerry entregando sms.

Ao longo de sua carreira Black-Eyed Peas conseguiu ser escoltado por empresas como: Coors, Levi’s, Honda, Apple, Verizon, Pepsi, HP, Samsung, Blackberry, Bacardi. Essas marcas e mais tantas outras têm preenchido não só o orçamento da banda mas também invadido seus vídeos clipes, garantindo lugares de destaque nas paradas. will.i.am se orgulha quando lembra que “Hey Mama” tornou-se a primeira canção associada a campanha de lançamento da loja iTunes, em 2003. Essas parcerias corporativas ajudaram a impulsionar o estrondoso sucesso pop que é o Black-Eyed Peas.

Para o will.i.am, atrair potenciais empresas parceiras é tão parte do seu trabalho quanto ser DJ em after-parties, patrocinado pela Bacardi, claro. Muitas vezes, o músico manda projetos em Power Point, chamados de plataforma Peas, que englobam o conceito e valores da banda.

“Eu nos considero uma marca. Uma marca sempre tem uma plataforma estilizada com design, cores, fontes que explica quem é demograficamente, onde quer chegar, qual o potencial de consumo e como os consumidores irão se beneficiar da colaboração”.


Se will.i.am não trabalhasse com música “ele seria o melhor executivo de publicidade de toda Madison Avenue “, disse Randy Phillips, presidente e CEO AEG Live. “Eu nunca vi alguém tão esperto quanto ele pra lidar com os patrocinadores e que compreenda tanto as necessidades das empresas e marcas.”

Os marketeiros amam o a diversidade de “cores” que é o Black Eyed Peas. Também gostam de sua base de fãs global, e dos hits como “Boom Boom Pow” e “Imma Be”. Eles representam a banda que atinge o quase impossível nesta fase pós-Michael Jackson, fazendo ambos os filhos e os pais se sentirem cool.

Na música pop, onde o fator cool é primordial, antes empresas, patrocínios e propagandas de produtos eram tabu. Agora a indústria da música virou de cabeça para baixo, é difícil nomear um grande artista que não esteja engatado com uma marca.


Venda de discos costumava ser o segredo para o sucesso. A trajetória do Black Eyed Peas foi baseada nas conexões corporativas. No mês passado, Peas fez um show na Times Square para promover a nova linha de televisão 3D da Samsung, o que os levou a criar um link com o filme “Avatar” e o diretor James
Cameron, que também estava lá pra promover o novo aparelho. Dessa reunião vai sair um filme sobre a banda, dirigido pelo Cameron, que começa a ser rodado no próximo mês. O filme é obviamente 3D 
e vai incluir shows e viagens da turnê com uma narrativa sobre sonhos, tecnologia e o cérebro.

Os Peas estão prestes a ser um dos melhores vendedores de música deste ano.
 Lançado em junho do ano passado, o seu álbum “The E.N.D.” vendeu 2.3 milhões de 
cópias e rendeu três singles n˚ 1. Chutando baixo,  a banda arrecadou no ultimo ano US$ 10.1 milhões  só com as vendas das faixas nos EUA, sem incluir  venda de licenciamento, merchandising, publicação, etc.

Will.i.am diz que parcerias corporativas são igualmente importantes.

Trechos retirados da matéria “Te Most Corporate Band”, no dia 09 de abril, do The Wall Street Journal.


Uma resposta to “Black Eyed Peas. Isso é Music Branding!”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Blackberry & Diplo: Ame o que você faz. « PALCO07 – Inteligência de Música - 05/10/2010

    […] Black Eyed Peas e o Music Branding […]

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