No 3˚ano consecutivo Record Store Day finalmente é um sucesso!

3 maio

A idéia original para o Record Store Day foi concebida por Chris Brown, e foi fundada em 2007 por Eric Levin, Michael Kurtz, Colliton Carrie, Dorfman Amy, Don Van Cleave e Poehner Brian como uma celebração de uma cultura única, a indústria de lojas independentes de música. No primeiro ano, cerca de 700 lojas independentes de álbuns nos E.U.A. e centenas de lojas semelhantes espalhadas pelo mundo participaram.

Entre 17 e 20 de Abril  todas as lojas de discos de propriedade independente, com envolvimento dos artistas, se reúnem para celebrar a arte da música.

Vinis especiais e lançamentos de CDs e diversos produtos promocionais são fabricados exclusivamente para o dia e centenas de artistas nos Estados Unidos e em vários países de todo o mundo fazem aparições especiais e performances. As festividades incluem performances, cook-outs, pintura corporal, conhecer e cumprimentar os artistas, desfiles, djs e assim por diante. Metallica deu o ponta pé inicial oficialmente do Record Store Day no Rasputin Music em San Francisco, no dia 19 de abril de 2008 e, desde então, Record Store Day é comemorado todo terceiro sábado de Abril.

O Record Store Day 2010 foi um grande sucesso, as vendas subiram de uma maneira quase que surreal neste terceiro. Nos Estados Unidos, as vendas de CDs independentes aumentaram 12%, incluindo um enorme salto nas vendas de vinil que subiu 119% e um pulo de 529% em vinil  de singles, de acordo com a Nielsen SoundScan.


Warner Bros. relançou o álbum "Dutty Now for the Future" para Record Store Day, remasterizado e restaurado das fitas originais analógicas por Bernie Grundman.

Entre as bandas e eventos que participaram do Dia do álbum estão Black Keys, Soundgarden, DEVO, Flaming Lips, Regina Spektor, Tom Waits, David Byrne, Bruce Springsteen, etc. Todos lançaram singles exclusivos em vinil, com edições limitadas e quase 175 CDs foram  oferecidos em versões especiais para os E.U.A Record Store Day.

Globalmente as vendas de álbuns subiram 3% em uma base de ano sobre ano, enquanto as lojas de música aumentaram em  7% as vendas. 1.400 lojas do mundo todo participaram, mas 800 eram americanas. No Brasil, somente 2 lojas participaram: a Monstro de Goiânia e a Plano B Lapa do Rio de Janeiro.

A Palco07 se propõe a ajudar o mercado brasileiro a se organizar melhor para o ano que vem, juntando um número maior de lojas,  incluindo diversos estados, criando ações diferenciadas, lançando álbuns especiais, buscando a participação e o envolvimento dos artistas para que esse dia passe a fazer diferença no Brasil também.

Bóra colocar a mão na massa? Quem quiser participar e ajudar, é só mandar um e-mail pra nós.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: