3 Dicas de Marketing de Lady Gaga

9 maio

Com 2 Grammys, + de 8 milhões de álbuns vendidos e + de 35 milhões de singles vendidos mundialmente Lady Gaga é um fenômeno. Mas o maior feito dela está em conseguir uma equipe de marketing tão eficiente.

Sua equipe trabalha dia e noite, empenhada em construir uma base leal de fãs, sabem exatamente o que eles estão fazendo e são cultivados como uma comunidade evangélica. Gostando ou não da música que ela faz, temos algo a aprender sobre o poder do marketing e a forma como ela usa a mídia social para envolver seus seguidores.

1. Pegue a marca pra você ao invés de terceirizar

Antes de começar a delegar tarefas para as pessoas que trabalham com você, tenha certeza de que sabe o que está fazendo e falando. Um artigo produzido pela AdAge diz que todas as pessoas envolvidas na equipe dela, do empresariamento ao marketing, citam Lady Gaga como o “cérebro” por trás de todas as ações criativas e idéias de táticas de mídia social.

“Quando você está lidando com alguém tão bom quanto Gaga, tudo o que você pensa é em como ficar fora do caminho dela para não atrapalhar. Ela trabalha incansavelmente para manter a comunicação com os seus fãs em dia, ou melhor, em horas para aumentar sua base de fãs.”
Steve Berman, Presidente de vendas e marketing da Universal Music

2. Compartilhe sua marca com o público

Ao invés de chamá-los de “fãs”, Gagа os chama de “Little Fame Monsters”, do álbum “The Fame Monster”. Além disso ela tatuou “Little Fame Monsters” no braço e divulga essas fotos no seu twitter para os fãs. Lady Gaga vai ainda mais longe, restringe a entrada de fotógrafos profissionais em suas performances e incentiva os “Little Fame Monsters” a gravar os shows e distribuir no YouTube, ao contrário de muitos artistas.

3. Transforme a sua marca em algo maior do que você mesmo

Durante  a turnê “Monster Ball”, Lady Gaga recitou um “Manifesto dos Little Monsters”  no qual dedicava sua carreira aos fãs. Em outras performances ela chamava um fã da platéia para participar do show junto.  Do palco Gaga ligava de um celular para um número aleatório, o fã que atendia a ligação era localizado, focalizado no telão e convidado a cantar e dançar junto com a artista. E é assim que ela faz com que seus consumidores sintam-se como ela, importantes como a “rock star”.

Ainda não sabemos se a Lady Gaga tem o poder de permanência, mas uma coisa é certa, ela definitivamente fez algo pelo marketing no mundo da música.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: