Audição Comentada! Que tal?

13 maio

Imagine se você pudesse ouvir o Thom Yorke comentando faixa-a-faixa o àlbum OK Computer. Ao vivo, em um auditório.

Ele imaginou:

O faz-tudo Andrew Dubber em foto de Ellie Gibbons

Andrew Dubber faz tantas coisas ao mesmo tempo que seria necessário um post inteiro só para listar suas múltiplas atividades.

Mas vamos ao que nos interessa: esse ex-engenheiro de som, blogueiro, especialista em mídia cultural e um amante de música acima de tudo, resolveu postar em seu site idéias para movimentar a indústria musical. Para o ouvinte, para o fã, para as bandas, para o departamento cultural de uma cidade… Independentemente do lado da “indústria” em que você esteja, ele promete ter uma proposta interessante.

Não dizem que “Compartilhar é se importar”? O ideal de Dubber é esse mesmo: quanto mais as pessoas dividirem , mais interessados, mais patrocínios, mais idealizadores e colaboradores surgirão.

Nós da Palco adoramos uma das propostas de evento sugeridas por ele: a “Audição Comentada”, em uma tradução/adaptação nossa.

Simples assim: a platéia escutaria um álbum na íntegra sendo comentado faixa-a-faixa ao vivo pela própria banda ou cantor(a). Detalhes de mixagem, curiosidades da gravação, histórias sobre as letras, sobre versões descartadas, vale tudo! Sonhando mais baixo que o nosso amigo aí, pensa no Marcelo Camelo dissertando sobre o primeiro álbum do Los Hermanos enquanto você escuta o CD com a banda ao teu lado.

Dubber quer que as pessoas experienciem música e não só consumam música:

“Acho que desperdiçamos uma oportunidade, tanto cultural quando comercialmente, quando gravações são tratadas meramente como produtos e não recebem o mesmo tipo de atenção dada às outras mídias. Como o cinema, por exemplo…”

>> Se alguém no Brasil topasse bancar essa idéia, quem você gostaria de ouvir? Ou melhor, qual álbum nacional você gostaria de ver (ouvir!) dissecado pelo próprio criador?

Anúncios

Uma resposta to “Audição Comentada! Que tal?”

  1. Felipe Aranha Rodrigues 17/05/2010 às 10:23 PM #

    Olá! O SESC de São Paulo teve uma iniciativa parecida com essa em 2001 com o projeto “POR SEUS AUTORES E INTÉRPRETES”, e um dos artistas convidados foi o HERMETO PASCOAL, ele é extremamente genial e escutei repetidas vezes tudo o que ele teve a dizer sobre algumas versões e composições dele. Com certeza gostaria de ouvir mais sobre ele!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: