Mais é Menos: O poder da escolha na era digital

28 maio

Diante de tantas opções, como você escolhe o que comprar? Ou o que ouvir? O que ou quem te influencia na hora de decidir?

O Paradoxo da Escolha, Barry Schwartz – foto Design Post

Kyle Bylin, do site Hypebot, questionou em um post a teoria do livro acima (de que a “cultura da abundância” se tornou mais um problema que uma solução) e propõe um debate interessante: a mudança de foco.

Ao se preocupar se as pessoas irão comprar uma música ou baixá-la ilegalmente, uma gravadora (e/ou artista) está deixando de lado a questão mais relevante, que é: “em primeiro lugar, o que fez um fã escolher aquela música em especial”? Por que, com acesso a tantos produtos, artistas e músicas, ele escolheu “aquela”? Seja para baixar ou comprar, o que o levou até ela?

*Foto do Flickr Encrpyed Memories

Uma das respostas, em forma de artigo, foi a do radialista e jornalista Reid Benditt. Ele acredita que, em tempos de iTunes, Facebook, Spotify e similares, vai sair na frente quem admitir primeiro que “o compartilhamento de músicas vai, no fim, salvar a indústria musical”.

Sharing Is Caring, do Flickr Encrpyed Memories

Traduzimos (livremente) abaixo alguns trechos da resposta do radialista, que complementa a idéia dos nossos últimos posts: música une, inspira e influencia. Por Redi Benditt:

“Você sabe qual a forma mais eficiente, barata, antiga e desejada de propaganda?

É o boca-a-boca. E graças ao mundo digital, estamos muito mais próximos dessa ideologia de agência de publicidade. O Facebook é um meio de propaganda legítimo, e as palavras de blogueiros valem tanto quanto às dos nossos amigos. Não existe mais “nós” (consumidores) x “eles” (anunciantes). Somos praticamente um só, e se quisermos tirar alguma coisa desse zoólogico digital, teremos que criar nossos próprios filtros de conteúdo. Você e seus amigos irão salvar a música.”

>> Amigos: “Em quem você confia na hora de decidir? Blogs de música, sites de relacionamentos, estações de rádio? Eu confio nos meus amigos de carne e osso. Se não fosse por eles, eu não teria Ra Ra Riot e Raveonettes no iPod.”

>> Comprar, Ouvir, Compartilhar: “Estamos caminhando para um futuro que é um retorno ao passado: amigos compartilhando música abertamente. Spotify, Facebook e iTunes estão preparando algo grande, que acredito, vai ser o padrão para compra, compartilhamento e audição de música. A integração desses três serviços será monumental. O iTunes é a loja, o Spotify o caminho, e o Facebook a máquina do hype. Essas três indústrias são líderes no que fazem, mas ainda não há um cruzamento entre elas.”

>> iTunes + Facebook = Spotify: “Por enquanto, o iTunes é a loja onde você entra e está cada um na sua. Facebook é um café onde as pessoas estão falando sobre entretenimento e sobre aquilo que importa a elas. Coloque o povo do Facebook nessa lojinha do iTunes e de repente, as pessoas se misturam! E daí, você traz seus amigos e eles se misturam também e todos compartilham as músicas de que gostam. Adicione a isso a acessibilidade do Spotify e você tem o potencial de um império online!

>> Exemplificando: Não conseguiu imaginar como a integração de três poderosas ferramentas pode salvar a música? Aqui, em vídeo, um tour pelo tão sonhado “império musical” do Spotify:

ps: para ler na íntegra os dois textos que originaram esse post, basta clicar nos links.

Anúncios

Uma resposta to “Mais é Menos: O poder da escolha na era digital”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Não basta “ser seguido”, tem que participar! « PALCO07 – Inteligência de Música - 21/07/2010

    […] POST RELACIONADO: Já antecipamos isso há algum tempo, em um outro contexto. Em um post antigo aqui no blog da Palco07, questionamos o poder de escolha na era digital. O conceito é o mesmo… Os artistas devem se […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: