WIRED: revista usa “colaboração em massa” para criar músicas

14 jun

Revista WIRED mostra as cinco melhores músicas criadas durante o projeto de “Crowdsourcing Musical”

*Imagem tirada do site da Revista Wired

>> No mês passado, um post no site da WIRED trazia uma base de guitarra, outra de baixo e outra de bateria (acima). O leitor estava autorizado a fazer o que quisesse com elas. E também, claro, podia fazer o que quisesse com as contribuições que chegassem de outros leitores. Somente em maio, a revista recebeu 85 arquivos e teve 923 reações (entre comentários, uploads e downloads de faixas).

A grosso modo, a idéia era usar o tal “crowdsourcing” (*não lembra o que é isso? Dá uma olhada na explicação no final do post) para um projeto musical colaborativo.

O projeto foi encerrado esta semana e nada mais justo que a escolha da melhor faixa fique também a critério dos leitores. Aqui você pode ouvir as cinco melhores músicas criadas e votar na tua preferida.

Assim que a melhor das cinco for divulgada, um outro projeto começa: a WIRED vai botar o “crowdsourcing” para remixar a canção escolhida!

>> O QUE É CROWDSOURCING:

“O crowdsourcing é um modelo de ‘colaboração em massa’: produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.

São pessoas no dia-a-dia usando seus momentos ociosos para criar conteúdo, resolver problemas e até mesmo para pesquisa e desenvolvimento. O crowdsourcing é uma nova e crescente ferramenta para a inovação. Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projetos, diminuir nos custos, para além de criar uma relação direta e até uma ligação sentimental com os clientes.” [fonte: Wikipedia]

— Leia também: The Rise of Crowdsourcing – Revista Wired (texto em inglês)

>> PARA OUVIR AS 5 MELHORES MÚSICAS DO PROJETO:

TOP 5 CROWDSOURCED SONGS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: