Arcade Fire e o “faça-você-mesmo”

26 jul

Banda canadense chega ao terceiro álbum sem abandonar a ideologia punk do D.I.Y.

>> Apesar de ter vazado inteiramente no final de semana, “The Suburbs”, o terceiro álbum da banda Arcade Fire, só será lançado oficialmente na próxima segunda-feira. Desde o lançamento do primeiro disco (“The Funeral”) em 2004, o Arcade Fire manteve uma posição avessa à indústria musical. Gravam em estúdio próprio, negociam seus próprios lançamentos com os selos ao redor do mundo, lidam pessoalmente com licenciamentos, não aceitam patrocínios de grandes empresas, não fazem shows particulares e não cedem os direitos das músicas para comerciais de produtos que não consomem. Ufa.

>> Mesmo com essa independência toda, logo na estreia fizeram tanto sucesso e conseguiram tanta repercussão, que a ideologia levada ao pé da letra pelo grupo deveria servir de modelo para bandas menores!

“Meu desejo em relação ao mercado de música é que existissem ao menos dez Arcade Fire por aí”

diz Huston Powell, booker de bandas e responsável pelo primeiro show do Arcade Fire no Lollapalooza, em 2005. Este ano, a banda volta como uma das atrações principais! Somente depois do sucesso do primeiro disco, com ofertas de grandes gravadoras e ofertas de shows lotando a caixa-postal do vocalista Win Butler, eles decidiram contratar um empresário e um booker. Mas, como sempre, negociando seus próprios cachês e agenda, e sempre dando a palavra final. A única ambição era ter dinheiro suficiente para montarem seu próprio estúdio.

Sobre as ofertas que foram recusadas, Butler diz:

“Dizíamos que não iríamos assinar com ninguém, mas que se eles quisessem nos pagar a hospedagem, tudo bem. Quando eles chegavam e diziam ‘larguem a Merge (*selo independente) e nós lhe daremos muito dinheiro’, nunca foi tentador.”

>> “The Suburbs” será distribuído na América do Norte pelo selo independente Merge Records, que mantém um contrato de divisão de lucros com a banda. Serão vendidas oito capas diferentes do mesmo CD, e uma versão deluxe será vendida apenas online, através do site oficial do grupo.

(* post via Yahoo News)

>> ARCADE FIRE AO VIVO: No dia 5 de agosto a banda fará um show no Madison Square Garden, em Nova Iorque! O show será transmitido ao vivo pelo YouTube, neste canal, às 19h (horário de Brasília). Imperdível. Teasers:

>> Para saber mais:

3 Respostas to “Arcade Fire e o “faça-você-mesmo””

Trackbacks/Pingbacks

  1. Arcade Fire dá uma voltinha pela vizinhança « PALCO07 – Inteligência de Música - 31/08/2010

    […] Arcade Fire e o “faça você mesmo” […]

  2. 10 Lições do Mundo Digital « PALCO07 – Inteligência de Música - 13/10/2010

    […] Arcade Fire e o faça-você-mesmo […]

  3. 10 Lições do Novo Mundo Digital « PALCO07 – Inteligência de Música - 13/10/2010

    […] Arcade Fire e o faça-você-mesmo […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: