Marketing Musical & a “Estratégia da Sondagem”: os novos talentos de hoje podem ser os pop stars de amanhã

19 set

Marcas estabelecidas, como DIESEL, PEPSI e CONVERSE já perceberam que nem só de super-bandas vivem os fãs/consumidores.

DIESEL:U:MUSIC

>> A agência sueca de music-branding HeartBeats International publicou um artigo sobre os rumos do Marketing Musical. Grandes marcas, que antes preferiam apostar na segurança de artistas consagrados, como Madonna e Michael Jackson, perceberam que as boas ideias saem mesmo das pequenas bandas.

Deram a isso o nome de “Estratégia de Sondagem”, partindo do princípio de que para se conquistar uma legião de novos consumidores no futuro, precisa-se pesquisar e estudar quais são os seus hábitos hoje. Levando isso para o marketing musical, é ter a percepção de que pequenos e novos artistas hoje poderão ser os superstars de amanhã! E, sendo assim, criando-se um vínculo com esse (ainda) pequeno círculo de fãs hoje, pode significar um enorme grupo de consumidores fiéis e dedicados no futuro. Abaixo, trechos do artigo da Heartbeats International:

>> “Muita coisa mudou na indústria da música nos últimos 15 anos. O mercado está cada vez mais diversificado com inúmeras plataformas para o consumo de música. Nos anos 80 e 90, as marcas queriam somente as grandes bandas em suas campanhas, porque somente essas bandas chamariam a atenção desejada dos consumidores e, consequentemente, aumentariam as vendas. Pelo menos era o que eles pensavam.

>> Atualmente, no entanto, as marcas começaram a adotar uma nova tática, que a HeartBeats apelidou de “Estratégia de Sondagem”. Saem as quantidades absurdas de dinheiro gastas com artistas como Prince, Madonna e Michael Jackson, e entram novos e promissores talentos.

DIESEL:U:MUSIC

>> Uma das marcas pioneiras nessa estratégia foi a DIESEL, que lançou o Diesel:U:Music (D:U:M) há DEZ anos! Diesel Music é um evento anual que premia bandas e cantores sem gravadoras que mais se destacaram naquele período, além de ser também um site que hospeda, apóia e divulga novos artistas, selos, estações de rádio, jornalistas de música e produtores musicais do mundo todo.

>> Recentemente, o D:U:M se uniu a um site de shows independentes, o Sonicbids, para lançar a campanha Diesel’s Stupid for Music World Cup (complementando a campanha Be Stupid). Assim como numa Copa do Mundo, haverá uma batalha de bandas independentes disputando não só prêmios da DIESEL, mas também uma assessoria gratuita, um veículo personalizado para as turnês, produção de um vídeo e uma sessão de gravação em estúdio!

Refrigerante MTN Dew e o selo Green Label Sound

>> Outra marca que adotou essa estratégia é a Mountain Dew da PEPSI, juntamente com o selo Green Label Sound. A marca promove e banca novos artistas e oferece download gratuito de suas músicas, dando ao público muito mais que apenas um refrigerante. Vídeo do Neon Indian saído da parceria G.L.S. + Mountain Dew:

*Citamos essa estratégia da Green Label aqui no blog da Palco07, no post sobre o Chromeo.

>> A Converse também entrou na onda com o concurso “Get Out of the Garage” (Saia da Garagem), que explora o universo das bandas ainda escondidas no garagem de casa. Abaixo, vídeos com o compositor mexicano Ulises e com o escultor e músico inglês Felix.

>> “A novas tecnologias abriram as portas para esse tipo de estratégia de marketing. No entanto, não basta estar presente onde o público está ou ter somente uma plataforma de estaque. O marketing musical precisa ter um objetivo mais audacioso. Muitas marcas já entenderam isso e estão construindo bases sólidas de futuros fãs-consumidores. Ainda há um longo caminho a ser percorrido e até agora, a “estratégia de sondagem” tem provado ser a tática mais eficiente.”

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  1. Bernard Sumner + Hot Chip para CONVERSE « PALCO07 – Inteligência de Música - 19/11/2010

    […] Marketing Musical & a Estratégia da Sondagem […]

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