Nova premiação da MTV vai prestigiar o universo da música digital!

20 jan

Para se adaptar aos novos tempos e aos novos telespectadores, a MTV comunicou, através de nota publicada no site da empresa ontem, que está planejando uma premiação para celebrar a música digital!

O canal já se destaca como uma alternativa “menos careta” para premiações sérias de música, como o Grammy, e de cinema, como o Oscar. O tal novo show vai seguir a linha bem humorada, nada tradicional e imprevisível de todas as outras premiações da MTV.

Além de premiar os destaques da música digital, serão premiados também todas as variações desse tema, incluindo o melhor app, o melhor blog de música (demorou!), etc. O objetivo é que essa premiação faça para o mundo digital o que o VMA fez pelo vídeo-clipe.

Van Toffler, presidente da MTV, diz que o show será uma “bagunca musical interativa”, celebrando ao mesmo tempo o mundo cool e o mundo geek.

“Será interativo. Será customizado. Será divertido e imprevisível. A maioria das premiações na TV são em torno do que é popular, e acho que esse vai ser sobre o que ainda vai ser popular”.

“Acho que a ideia que estamos tentando passar é a de que temos premiações campeãs em música e filmes. Elas são grandes oportunidades para celebrar música e cinema, mas achamos que algo novo está no ar. A indústria evoluiu para a mídia digital e os fãs foram evoluindo com ela. Então, concluímos que já era hora de decidir como deveríamos premiar as realizações nessas novas mídias”

– diz Dermot McCormack, chefe de mídia digital da MTV Music e do Logo Group.

Por enquanto, McCormack não deixou escapar muito: o show ainda não tem nome, duração, não se sabe se terá um apresentador ou mesmo, se terá um começo, meio e fim.

Para fazer juz ao setor que representa, ele vai priorizar apenas a mídia digital. Isso mesmo: a premiação não será transmitida ao vivo pela TV, mas irá ao ar ao vivo pela internet, redes sociais e através de apps para telefones celulares.

“As regras da TV não se aplicam aqui. Somos uma empresa multimídia, e tudo o que fazemos tem que ser aproveitado em todas as mídias. A premiação pode vir a ser reprisada na TV, mas definitivamente não será ao vivo. Uma das grandes vantagens do mundo digital é que eliminamos restrições e quando fazemos isso, a criatividade se destaca.”

As categorias para a nova premiação ainda estão sendo determinadas, mas McCormack prometeu aos fãs que eles podem sossegar: todos os aplicativos e blogs de música estão sendo devidamente analisados e levados em consideração.

“Queremos criar uma resposta à altura desse renascimento que está acontecendo, dessa revolução na indústria musical. Hoje em dia a questão não é mais onde a música está, e sim para onde ela está indo.”

Esse é mais um passo na estratégia da MTV para se tornar uma plataforma “atemporal”. Nos últimos anos, ela vem tentando acompanhar essa “revolução” na mídia, agregando blogs, criando sites de busca só para música e até, vejam só, contratando um Twitter Jockey (!!!), a versão-twitter do VJ… (!!!)

“Apesar de todas as previsões sobre a ‘morte’ da indústria musical, ainda há uma grande paixão e conexão entre os fãs, artistas e música no espaço digital”, conclui McCormack.

>> LINKS:

Anúncios

2 Respostas to “Nova premiação da MTV vai prestigiar o universo da música digital!”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Songpier: a nova ferramenta que transforma músicas em apps « PALCO07 – Inteligência de Música - 01/02/2011

    […] MTV vai premiar o universo da música digital […]

  2. A Guitarra-Humana. Você consegue identificar todas as músicas? ;o) « PALCO07 – Inteligência de Música - 31/05/2012

    […] Nova premiação da MTV vai prestigiar o universo da música digital! Compartilhe:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: