BMW & A evolução da “mensagem subliminar” na propaganda

4 fev

Comercial experimental da BMW não tem qualquer alusão à marca. Mesmo assim, o espectador fica com a logomarca na cabeça. Como?

A BMW estreou um comercial, em novembro, que não continha o logo da empresa ou outra alusão a ela. A ideia era se basear em um importante princípio do marketing: ENVOLVIMENTO. Segundo a empresa, ao tirar o foco da marca, o público se interessa mais pelo filme em si – e o público alvo acaba se identificando de qualquer maneira, sem precisar receber uma mensagem tão óbvia com logos e slogans.

O “primeiro comercial sem logo da história” (segundo a BMW), no entanto, consegue passar a “mensagem” sem que o público perceba. Ao fechar os olhos no final do filme, os espectadores conseguem reconhecer imediatamente o logo da marca. Sabe quando você olha diretamente para a luz e mesmo com os olhos fechados, ainda consegue ver o reflexo dela? O princípio é o mesmo.

Os produtores usaram uma projeção em flash (acima) para “gravar” o logo inconscientemente na mente do público. Durante o filme, logo depois que o “flash” é disparado, o público é instruído a fechar os olhos por alguns segundos. Então, o logo da BMW “aparece”.

Todo mundo conhece o provérbio que inicia o filme. Mas depois que você assiste ao comercial, ele passa a ter um outro significado:

“Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu lembrarei. Envolva-me e eu aprenderei.”

>> Abaixo, você vê o comercial, o making-of e também, a reação curiosa do público ao vídeo:

(via *Glamour Nerd)

Anúncios

Uma resposta to “BMW & A evolução da “mensagem subliminar” na propaganda”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention BMW & A evolução da “mensagem subliminar” na propaganda « PALCO07 – Inteligência de Música -- Topsy.com - 07/02/2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Ana Paula, Mauricio Machado and Jurandir Craveiro, André Havt. André Havt said: BMW & A evolução da "mensagem subliminar" na propaganda: http://t.co/wUWEfE1 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: