Festival de Glastonbury faz BBC bater recorde de audiência (em transmissão de festivais) e artistas baterem recorde de vendas!

1 jul

Glastonbury, o festival mais lamacento do mundo, aconteceu no último fim de semana na Inglaterra. Comparando estatísticas, dá até para dizer que a lama faz parte da festa. Em 2010, quando o tempo estava claro e a chuva quase não deu as caras, a frequência foi bem menor. Assim como a audiência do festival pela TV. Tudo bem que no ano passado, o festival teve que competir com a transmissão da Copa do Mundo, mas mesmo assim…

A BBC2 contabilizou 18,6 milhões de espectadores durante o Glasto deste ano, contra 15,4 milhões em 2010.

Todos os headliners do festival tiveram uma audiência média de mais de um milhão e meio de telespectadores, com picos de 2,6 milhões para a Beyoncé, 2,2 milhões para o Coldplay e 2,1 milhões para o U2.

A BBC3 atingiu 6,7 milhões de espectadores, contra 5,6 milhões do ano passado. A performance com maior audiência foi do grupo Mumford & Sons, com 777 mil telespectadores, com pico de 1 milhão. A banda Elbow ficou em segundo (712 mil).

“É incrível que a BBC tneha conseguido trazer o Glastonbury para uma audiência tão ampla — pela TV, rádio e online — levando os espectadores para o coração do festival”

— disse Jan Younghusband, responsável pelo departamento de música e eventos da emissora.

>> MAIS:

A cobertura completa do festival pela BBC, usando diversas mídias, impulsionou a venda de CDs e produtos de vários artistas. Os que mais se beneficiaram dessa cobertura foram a Beyoncé, o Coldplay e a cantora Janelle Monáe.

  • As vendas do “Every Teardop Is A Waterfall”, do Coldplay, subiram em 1290% (!!!)
  • “Sigh No More”, da banda Mumford and Sons, teve um aumento de 1400%
  • E o The ArchAndroid, da cantora Janelle Monáe, teve um aumento de… 4928%. Isso mesmo, quase 5 mil por cento.

Segundo o jornal Metro UK, Monáe ganhou um exército de novos fãs depois de ter se apresentado no festival, com sua ‘big band’ de 14 músicos. O U2 e a cantora Beyoncé tiveram um aumento nas vendas de 747% e 713%, respectivamente.

(*via Metro.Uk e Music Week // Fotos via NME)

>> LEIA MAIS:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: