BIO-RITMO: a exposição, não a academia.

9 jul

Exposição interativa em Nova York mostra o “lado físico da música”. A ideia surgiu de uma conversa louca entre um neurocientista e um músico. Deu nisso:


*todas as fotos são do site da WIRED

A exposição Biorhythm And The Body está no Eyebeam Art & Technology Center, em Nova York, até o dia 06 de agosto, e promete levar o visitante a uma viagem sônica, explorando como a música se conecta com o corpo e com os sentimentos. A mostra discute, por exemplo, o que torna uma música tão cativante ou por que algumas músicas nos deixam tão tristes?

“Queremos deixar que as pessoas vivenciem o som como eles nunca imaginaram antes. Começamos a entender como respodemos à música há pouco tempo, esse é só o começo.”

— diz o curador Michael John Gorman, para a revista WIRED.

A WIRED já passou por lá e explicou detalhadamente todas as instalações nessa matéria. Entre as atrações, há um casulo que simula a sensação de se estar em um corpo alheio, experimentando sensações musicais.

>> Selecionamos algumas:

HEART ‘N’ BEAT: o “instrumento” acima deixa você brincar com a batida do seu coração, convertendo sua pulsação em tons ajustáveis. Você pode mudar a frequência da batida empilhando Legos em combinações diversas.

Klangkapsel Sound Capsule: essa “cápsula sonora” foi criada por um artista japonês. Ele fixou dezenas de microfones pelo corpo e deu uma volta de bicicleta pela cidade. Dentro da cápsula, você pode sentir e ouvir a experiência.

E o nosso preferido, o “Music, Emotion and Empathy”. Ele mostra como corpo e mente respondem a estímulos diferentes: às vezes você odeia uma música, mas seu corpo adora! Essa instalação mede as batidas do coração e a resposta da pele à música que você vai ouvir nos fones — uma seleção aleatória de hits. Os resultados estão sendo coletados e serão analisados para formarem um banco de dados sobre a resposta “emocional e física” à música.

>> PARA VER MAIS:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: