“É mais fácil viver sem esportes e cinema que viver sem música”

26 jul

Pesquisa realizada na Suécia analisa o impacto da música na vida das pessoas. Dos 1000 entrevistados, TODOS disseram que ouvem música TODOS os dias, no mínimo meia hora por dia. Mais: de cada dez entrevistados, OITO conheceram artistas ou bandas através de alguma marca.

* Você ouve música todos os dias? Quantas horas por dia? Quanto tempo você gasta por semana procurando por música nova? Passou a gostar de alguma banda por causa de uma marca? Essas foram algumas das perguntas feitas a mil pessoas, entre 16 e 64 anos e do mundo todo, pela agência Heartbeats. Compilamos alguns dos resultados abaixo — o relatório completo, chamado “Uncovering Musical Myth”, pode se encontrado aqui.

* Dos entrevistados, todos responderam que seria praticamente impossível viver sem música. Todos ouvem música pelo menos uma vez ao dia e 32% passam de 4 a 8 horas por dia com o som ligado! De cada dez pessoas que responderam ao questionário, nove procuram por novos artistas online todo mês e 92,4% dos entrevistados acham positiva a colaboração entre artistas e marcas:


*imagem tirada do blog da Heartbeats

* Acima, um resumão da pesquisa. Traduzindo:

  • É mais difícil viver sem música que viver sem jornais, esportes e filmes.

  • Tocar a música ‘certa’ em seu estabelecimento faz com que os clientes fiquem por mais tempo

  • A música tocada em seu estabelecimento influencia a opinião dos clientes sobre a sua marca

  • Música no ambiente de trabalho proporciona bem-estar aos funcionários

  • Os entrevistados acham importante que artistas, compositores e músicos recebam pelas músicas de sua autoria tocadas em lugares públicos

* Mais sobre os resultados: analisando o gráfico abaixo, percebemos que 32% ouvem música de 4 a 8 horas por dia; 7,5% por mais de oito horas e quase a mesma porcentagem para aqueles que ouvem música durante todo o tempo em que estão acordados!


*imagem tirada do blog da Heartbeats

* Music Branding: 81,1% dos entrevistados dissseram que conheceram uma banda ou artista através de alguma marca (através de um comercial, marketing musical ou de algum site patrocinado por uma marca — Electronic Beats, Converse e Noisey, foram as campanhas citadas, todas já mencionadas aqui no blog da Palco07).

* Sobre artistas colaborarem com marcas, 83% dos entrevistados disseram que “é válido, contanto que o artista em questão tenha a ver com a marca”. Ninguém concordou com a frase que dizia que eles “não ouviriam artistas que estivessem ligados a marcas”, mas 7,5% preferem bandas sem envolvimento com empresas.

* A pergunta mais interessante foi a que pedia aos entrevistados que citassem a marca (multinacional) que mais soube trabalhar com música e com os artistas no último ano, seja patrocinando ou promovendo campanhas. Red Bull Music Academy foi a mais lembrada. Coca-Cola ficou em segundo lugar (!!!) e a Converse, em terceiro. Apple, Pepsi, Adidas, Levi’s e T-Mobile vieram logo atrás.

>> MAIS INFO:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: