Bandas no Instagram, Marketing Musical e alguns conselhos do Moby pra você.

1 ago

Vaccines, The Deftones, Moby e até o Justin Bieber estão entre os sete milhões de usuários do aplicativo para iPhone Instagram. Aliás, o Moby tem umas coisinhas para te dizer…

Na semana passada, falamos sobre a campanha do novo vídeo dos Vaccines, que pedia aos fãs que publicassem no Instagram as suas melhores fotos do verão. Eles não foram os únicos a perceber que o aplicativo pode ser um ótima ferramenta de marketing e de aproximação direta com os fãs. Com a chegada do astro-teen Justin Bieber, espera-se que outros milhares de fãs passem a usar o app por causa dele.

Além dos Vaccines, Moby e Deftones são artistas que também usaram o Instagram para promover suas músicas:

Em seu projeto DESTROYED, Moby usa fotos para mostrar o “lado B” das suas turnês. São horas em que ele passa sem dormir vagando pelos hotéis do mundo, fotografando. “Tenho dificuldade de dormir quando viajo. Às duas da manhã, sempre acho que sou a única pessoa do mundo acordada (ou viva)”, diz a frase que abre o site.

Os fãs também podem participar “tagueando” suas fotos com a hashtag #destroyed no Instagram. A contribuição vai instantaneamente para o site, identificada com bolinhas cinzas. As bolinhas brancas são as fotos do Moby.

Uma maneira muito criativa de integrar disco e álbum de fotos, e também de unir duas ferramentas que incentivam o compartilhamento de conteúdo. O site integra Instagram e Soundcloud e fez parte do lançamento do último disco do Moby, DESTROYED, nas lojas desde março. Dá para você ouvir na íntegra aqui.

Já os Deftones fizeram um concurso para escolher a melhor foto de um show deles tirada por um fã, via Instagram. A promoção (acima) foi encerrada em junho e o vencedor levou uma guitarra assinada pela banda. A foto escolhida foi essa:

 *via site Deftones

Tanto a ideia dos Vaccines como a dos Deftones são MUITO simples. Não importa, o foco aqui é a interação banda-fã. Segundo o site HypeBot, as bandas “não precisam reinventar a roda” para fazer bom uso do Instagram. É importante que elas saibam que como em todas as outras redes sociais, o Instagram deve funcionar como uma maneira de engajar os fãs/usuários, e não somente para divulgar seus trabalhos (deixe essa parte para o site oficial, por exemplo).

E por falar em Moby, em uma entrevista recente para um documentário sobre novas bandas à BBC, ele deu alguns conselhos sobre como esses novos artistas podem se dar bem na atual “indústria da música”. Tradução de alguns pontos abaixo:

  • As bandas e artistas com as carreiras mais longas são aqueles que amam o que fazem e que fazem o que amam com integridade.

  •  Fazer concessões apenas para se adaptar ao mercado só vai te trazer coisas ruins

  •  Não há nada de errado com grandes hits. Se você começar a se sentir desconfortável porque cedeu aos apelos de uma gravadora ou de algum promotor, é aí que a coisa começa a desandar.

  •  Para ter uma carreira, aprenda a fazer várias coisas: tocar, mixar, discotecar, como participar de uma turnê e como fazer isso sem stress.

  •  Música & Publicidade: fui muito criticado por licenciar minhas músicas para anúncios, há dez anos. Mas agora, todo mundo que me criticou faz o mesmo. Acredito que se você faz algo que ame, quer que as pessoas conheçam! E se for em um filme, programa de TV, propaganda, ótimo!

  •  Gravadoras viraram leões sem dentes. Elas ainda acham que são respeitadas e que dominam o mundo. Mas agora, tem que implorar que você vá até Lisboa para tocar um pocket show em uma loja de celular… A melhor vantagem de se fazer música em 2011 é que os músicos detêm o poder. É você quem manda agora. Elas ainda não sabem, mas a ficha está caindo lentamente.

(*via HypeBot e Be Hyped)

>> MAIS:

>> POST RELACIONADO:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: