Retrospectiva 2011: As 14 melhores campanhas de Marketing Musical do ano

27 dez

>> TCHAU, 2011! Vem com tudo, 2012! Chegou a hora do post-retrospectiva de tudo o que rolou em 2011 no mundo do Music Branding. E não foi pouca coisa, não.

>> Antes de mais nada, 2011 foi o ano em que aprendemos:

>> Abaixo, escolhemos as campanhas que mais se destacaram em 2011, em ordem aleatória (mais ou menos cronológica, na verdade, mas não em ordem de importância). Essas foram as empresas, marcas e artistas que souberam ousar em suas campanhas utilizando a mídia certa, com direcionamento de público, com ações criativas envolvendo fã e cultura pop e ainda, levaram ao pé da letra os 4 novos preceitos do Marketing: Emoção, Experiências, Envolvimento e Exclusividade.

1- RAY-BAN COUCH SESSIONS – ON THE ROAD

>> O projeto COUCH SESSIONS, da Ray-Ban, segue mais ou menos a onda das sessions itinerantes como Black Cab Sessions e La Blogothèque. Por aqui, sai o tradicional taxi preto inglês e entra um sofá de couro vermelho. Depois de pass(e)ar pelo COPAN e por outros lugares inusitados, o sofá do rock pegou carona em uma Kombi e passeou pelo Brasil, levando bandas promissoras da nova geração.

2- JOSE CUERVO + OK GO: pocket-shows e quick shots

>> A banda americana OK GO, em parceria com a Jose Cuervo, fez dez pocket-shows no Brasil no mês passado, entre o dias 19 e 25 de novembro. DEZ. Todos gratuitos e a bordo de um caminhão. Apesar de ser global, o Brasil foi o país escolhido para a ação principal da campanha. Os “mini-shows” foram apelidados de “shots”, para promover shots de tequila GELADA, como fazem os mexicanos! Os fãs podiam interagir via Facebook e Twitter e seus avatares foram incluídos no vídeo produzido no show do dia 24 de novembro, no Rio de Janeiro. Veja aqui o resultado.

3- CONVERSE + GORILLAZ: design de coleção e música exclusiva!

>> CONVERSE faz parceria com o GORILLAZ para comemorar os dez anos do álbum de estreia do grupo. A coleção-tributo tem lançamento previsto para fevereiro de 2012 e o designer responsável é o próprio Jamie Hewlett, quadrinista e co-criador do mundo virtual do Gorillaz. Todas as estampas terão referências aos elementos presentes nos álbuns e nos shows do grupo.

4- RE:GENERATION: Hyundai, cinema & as estrelas da música eletrônica

>> Para promover o carro Hyundai Veloster, a Hyundai lançou o Regeneration, projeto que une cinema e música. A ideia é unir cinco estrelas da música eletrônica com vários gêneros musicais e seus respectivos artistas. Da lista de artistas (foto acima), DJs Skrillex, Pretty Lights e Crystal Method estão cotados para o festival Lollapalooza Brasil, que acontece em abril de 2012 em São Paulo. Cada um dos DJs/produtores recebeu um estilo de música diferente para explorar e produzir uma faixa com a colaboração de artistas do gênero escolhido. O documentário “RE:GENERATION”, que acompanha os DJs e será a segunda parte da campanha, vai ser lançada no ano que vem. O projeto é co-produzido pelo Grammys e está sendo dirigido pelo documentarista Amir Bar-Lev. Veja o trailer do documentário.

5- SPRITE & EMICIDA: refresque suas ideias e crie uma trilha para o próximo comercial da Sprite

>> Os participantes podiam se inspirar nas rimas do rapper Emicida e selecionar bases para “compor” sua própria trilha sonora. No site oficial havia um tutorial explicando ao fã passo a passo como produzir a música, através de ferramentas de edição. Durante a seleção, o Emicida improvisou com as canções criadas pelos participantes, em um evento especial em novembro.

6- Levi’s Craft of Music: o headliner é o Primal Scream. O resto do festival, fica por conta do fã.

>> A campanha CRAFT OF MUSIC é destinada a apoiar novas bandas e talentos da música no Reino Unido. O projeto tem como parceiros o Spotify, a revista Clash e a banda PRIMAL SCREAM. A ideia é que os fãs “moldem” os shows, escolhendo quais bandas vão tocar assim como as músicas que elas devem incluir em seu setlist. No final, duas bandas irão abrir para o Primal Scream em um show maior, em Londres.

7- RAY-BAN RAW SOUNDS: as inspirações de Johnny Marr

>> Johnny Marr, ex-guitarrista da banda inglesa Smiths, selecionou algumas bandas de que gostava da nova geração e depois, alguns objetos que pudessem inspirar esses artistas. Foram escolhidos: um poema escrito por ele, uma foto conceitual tirada em sua cidade natal (Manchester), uma citação do filósofo alemão Friedrich Schiller, uma melodia gravada por ele e um velho mapa da região de Lower East Side em Nova York. Os artistas que colaboraram com o projeto são: o surf-pop californiano do Best Coast, o compositor inglês Tom Vek, o trio de meninas de Nova York Au Revoir Simone e abanda de Nashville Mona.

8- C&A 2012: Verão à moda da casa!

>> As cantoras Thalma de Freitas, Tiê e Juliana Kehl estrelaram a campanha de verão “em cores” da C&A. O “C&A Em Cores”, além de dar destaque à nova música brasileira, também ressalta a diversidade da mulher brasileira (a loira, a negra, a morena, etc). Para ganhar os CDs, os fãs tinham que participar de ações culturais através do Facebook e do Twitter.

9- Clarks e Rough Trade selecionaram cinco bandas “intrigantes” para você conhecer.

>> Para o lançamento da coleção de outono e inverno de 2011, a marca de sapatos Clarks fechou uma parceria com um dos selos mais respeitados da Inglaterra, Rough Trade, cuja loja é palco para shows e lançamentos de bandas alternativas do mundo todo. As bandas selecionadas foram: Louise and the Pins (Londres), The Rassle (Nova York), Bo Ningen (Japão/Londres), Little Dragon (Suécia) e o veterano Earl Gateshead, do coletivo Trojan Sound System (Londres). Conheça as bandas aqui.

10- Red Bull Music Academy (outubro) & RED BULL MUSIC ARMADA (março):

>> O comboio do Red Bull Music Academy, série de festivais e workshops de música, deu início à sua turnê mundial e as cidades privilegiadas foram: Berlim, Cidade do Cabo, Detroit, Londres, Melbourne, Nova York, Paris, Roma, Toronto e São Paulo. Foram uma série de instalações de arte, workshops, palestras e festas em lugares inusitados!
>> O barco veio da selva amazônica. A tripulação, do mundo todo. A jornada foi gastronômica e musical. Esse foi o Red Bull Music Armada, uma parceria entre a Red Bull e a Oi, em projeto que passeou pela costa brasileira por um mês!

11- VACCINES & INSTAGR.AM: Compartilhe o teu verão

>> Os ingleses do Vaccines pediram aos fãs que enviassme suas fotos de verão para fazer parte do novo vídeo da banda, para a música “Wetsuit”. Para participar, bastava postar a foto via Instagr.am com a tag #vaccinesvideo. Para quem não tinha iPhone, dava para participar enviando as imagens por e-mail!

12- The Creators Project

>> O Creators Project 2011 aconteceu em julho no Pavilhão da Bienal. Foram três dias de shows, obras interativas, filmes, palestras e painéis. O projeto é uma parceria da VICE com a INTEL e percorre o mundo espalhando arte e celebrando inovações e inovadores. Para o Brasil, o Creators Project trouxe shows das bandas Atlas Sound e Chairlift, DJ set do Database, e a festa de lançamento do novo álbum do Emicida.

13- KAISER CHIEFS: o primeiro disco ‘sob medida’ do mundo. E Alex, o fã mais sortudo da cidade.

>> Você escolhe as músicas, a ordem e até a capa. E ainda ganha com isso, já que ele pode vender o CD feito. Para envolver ainda mais o fã, há um ranking dos álbuns customizados mais vendidos. Além disso, a banda preparou uma surpresa para um fã sorteado (o Alex), que foi convidado a fazer a primeira audição do álbum com os integrantes do grupo. Ele não sabia que seria o ÚNICO convidado. E que a banda tocaria para ELE as vinte músicas novas. Veja a reação dele.

14- NATAL COM LADY GAGA @ BARNEYS

>> A loja americana Barneys ofereceu um Natal especial da Lady Gaga, com produtos exclusivos, site interativo e até workshop! O artista plástico brasileiro Eli Sudbrack e seu coletivo AVAF (Assume Vivid Astro Focus – em parceria com o francês Christophe Hamaide-Pierson) fizeram instalações gigantes para a loja, assim como toda a arte que seria impressa nas sacolas e papéis de presente.

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