SxSW: as marcas e campanhas que se destacaram durante o festival

22 mar

* O festival SxSW, que acontece anualmente em Austin, no Texas, já foi tema aqui no blog pela quantidade de dinheiro, buzz e tendências que ele gera. Em todas as frentes: tecnologia, música, meio-ambiente, cinema…

* A cada ano, as bandas se multiplicam, vindas de todos os cantos do mundo. O mesmo acontece com palestrantes e o público. A impressão que dá é que Austin está ficando pequena para um festival deste tamanho. Só impressão, claro: o clima  “independente” ainda está em todas os botecos, estacionamentos e lajes que recebem tanto bandas disputadas como as (ainda) desconhecidas.

* A parte “independente”, diga-se de passagem, também fica só no charme. Se depender do marketing, o festival está cada vez mais “mainstream”. Este ano, o SxSW bateu recorde de patrocínios e de presença de marcas no festival. Não estamos falando somente de patrocínio, mas de ações com envolvimento do público. O retorno para as marcas envolvidas — e para o evento — é garantido e vem em tempo real: bandas e ações publicitárias disputaram espaço lado a lado nos posts de fãs nas redes sociais.

* O excelente infográfico abaixo, publicado pelo site brand-m.biz, dá uma ideia de como funciona, na prática, a relação banda-marca-fã em um festival como esse. E também, como essa relação é vista nas mídias sociais.

>> De todas as redes sociais, o Twitter foi disparadamente a mais usada. Ele está representado por aquela “montanha” amarela ofuscando o Facebook e todas as outras. Foram quase 1 milhão e 320 mil menções ao SxSW nas redes sociais, sendo que o Twitter contabilizou, sozinho, um milhão delas. o.O

>> Das festas mais comentadas, a da AMERICAN EXPRESS (com show fechado do Jay-Z) foi a campeã no Twitter, com mais de DOZE MIL menções, contra 2.411 menções à festa da SAMSUNG, patrocinada pelo próprio Twitter!

>> Um dado interessante divulgado pela agência Tracx é que houve 71.462 citações ao SxSW de pessoas que não foram ao festival, mas que disseram, no Twitter, que “gostariam de estar lá”.

>> As campanhas mais bem sucedidas durante o festival:

* AMERICAN EXPRESS: ofereceu ingressos gratuitos aos que sincronizassem o cartão de crédito com a conta do Twitter. A ação promove a campanha “Sync, Tweet and Save” (algo como “Sincronize, Tuíte e Economize”), que lança a plataforma na qual  ao sincronizar seus cartões AmEx com a rede social, os clientes passam a receber ofertas exclusivas via Twitter. Além disso, aqueles que tuitassem a hashtag #jayzsyncshow poderiam requisitar músicas ao rapper.

* SAMSUNG #FEED: um painel gigantesco no lounge da marca agregava, em tempo real, todas as menções e posts sobre o festival. Além disso, uma exposição interativa destacava todos os parceiros do Twitter e da Samsung no SxSW. Essas instalações digitais transformavam conteúdo e dados sobre o evento em arte. O objetivo era destacar as marcas parceiras e o papel importante que o Twitter desempenha ao conectar pessoas com marcas, tecnologia e arte.

* HOMELESS HOTSPOTS: talvez a mais comentada FORA das redes sociais, pela ideia inusitada (polêmica?). A Homeless Hotspots, ou, em tradução livre, “moradores de rua wi-fi”, é uma iniciativa criada pela BBH New York que visa “modernizar o Street Newspaper” (jornal vendido por mendigos), transformando os moradores de rua em pontos de internet. Não é piada: o projeto foi testado durante o festival, onde os mendigos circularam pelos lounges com camisetas que continham a mensagem “Eu sou um hotspot 4G”. O preço sugerido pelo uso do morador-de-rua-wi-fi era de US$ 2 por 15 minutos de acesso. O dinheiro ia diretamente para eles. o_O (*cara de espanto)

* NOKIA: com a campanha via hashtag #ijustplantedatree no Twitter, a Nokia terá que plantar mais de 44 mil árvores! A empresa selecionou 50 perfis influentes no Twitter e pediu que essas pessoas espalhassem a hashtag acima. Para cada tweet dessas 50 pessoas com o #ijustplantedatree, a Nokia se comprometeria a plantar 5 árvores. No entanto, a campanha se espalhou tão rapidamente que, durante a ação, a empresa comunicou que plantaria uma árvore a cada novo perfil que divulgasse a hashtag. A campanha visa reflorestar uma região do Texas atingida por um incêndio que chegou a destruir uma área de 1,6 milhão de hectares.

(*O infográfico usado neste post foi criado pela agência Tracx)

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