Experiência de Música Compartilhada: pôster com áudio, cartões postais que cantam e “apps de papel”

12 abr


*amplificando uma ótima ideia

>> Lembram quando a gente falou da ação de divulgação do novo CD da banda DRY THE RIVER? Funcionava assim: a agência FOAM fez um poster diferente para cada música do álbum. Em todos eles, uma latinha pendurada por um barbante. Ao encostar o ouvido nessa latinha, conseguia-se ouvir um áudio do CD!

>> Para quem não se lembra ou não viu o vídeo fofo da campanha, aqui está:

>> Pois essa tecnologia tem tudo para ser a nova aposta de muitos artistas e marcas, além de ser uma opção criativa de adaptação do anúncio impresso ao mundo virtual. Ele traz a interatividade das telas para o papel, e para quem trabalha com música, isso será fundamental. Ou, apenas muito divertido. ;-)

>> Uma ideia de uso para empresas: uma seguradora australiana colocou posters com áudio em vários pontos de ônibus de Sydney (acima). A ideia era promover o novo seguro que inclui também o seguro para o sistema de som dos carros. Os passageiros que estivessem no ponto, esperando pela condução, podiam selecionar uma música ou uma playlist para ouvir. Ok, há um aplicativo para se baixar e um QR code para ativar, mas mesmo assim, está valendo:

>> YAHOO + OK GO:

Ainda em 2010, O Yahoo fez algo parecido ao colocar um cartaz interativo nos pontos de ônibus de São Francisco, no qual os usuários tinham acesso a games tocando na tela. Além de diferentes tipos de jogos e níveis e graus de dificuldade, a pessoa tinha que escolher um bairro. Para envolver o consumidor, a empresa estimulou uma disputa entre bairros e o vencedor… TCHANAAAAM … ganhava um show exclusivo da banda OK GO na vizinhança!

(* dica da FRUKT)

>> O APLICATIVO DE PAPEL:

>> Durante o SxSW deste ano, o conceito de poster com áudio ou poster interativo foi amplamente usado. Através dos “LISTENING POSTS”, o fã podia ouvir um trecho da música de determinada banda clicando nas imagens no próprio cartaz do festival!

>> MELHOR AINDA: caso gostasse, ele poderia comprar ingresso para o show através do próprio poster!!! O “LISTENING POST” foi desenvolvido pela agência UNIFORM, de Liverpool. Essa mesma agência desenvolveu cartões postais com áudio, com um sistema parecido, a chamada “tecnologia impressa”: bastava você inserir o cartão pelas máquinas espalhadas pelo festival para ouvir o áudio da banda sendo divulgada:

>> Olha o “cartão postal” da LANA DEL REY, por exemplo:

>> Para entender melhor, dá uma olhada no vídeo abaixo. Incrível! Sim ou com certeza? ;o)

Paper Apps from Uniform on Vimeo.

>> LINKS:

Anúncios

Uma resposta to “Experiência de Música Compartilhada: pôster com áudio, cartões postais que cantam e “apps de papel””

Trackbacks/Pingbacks

  1. VIRA O DISCO! Não gostou da música? ‘Acerta’ o poster que ele muda a música pra você! « PALCO07 – Inteligência de Música - 07/05/2012

    […] super bacana de novos aplicativos que estão inovando o mercado de posteres impressos. São os “aplicativos de papel”, ou posteres com áudio, lembram? Nesse, um sensor acoplado ao poster muda a música automaticamente quando ele é acertado […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: