Com a ajuda dos fãs, Amanda Palmer arrecadou $360 mil dólares (e contando…) para promover o novo disco!

3 maio

E tem quem ainda duvide do poder dos fãs. A multiartista AMANDA PALMER pediu aos fãs que a ajudassem “bancar” o novo disco. Ela esperava uns 100 mil. Em menos de 72h, arrecadou $360 mil $437 mil dólares*!

(((*UPDATE: até o término desse post, Amanda Palmer conseguiu arrecadar mais 77 mil dólares – and counting…))))

>> O vídeo convence! Nele, Amanda Palmer explica seu novo projeto que envolve disco, livro e uma turnê, usando cartazes. Ela pede aos fãs que contribuam com o que puderem, de UM dólar a dez mil. Dez mil é o limite máximo de doação no KICKSTARTER, site de financiamento coletivo para projetos criativos. O apelo bem-humorado em vídeo é esse:

>> Muito Amanda Palmer deve aos seus mais de 500 mil seguidores no Twitter, claro. Em 48h de arrecadação, 6523 fãs contribuíram com valores que foram de um a mil dólares, totalizando $360.328,00. Para cada doação, há prêmios exclusivos aos usários do kickstarter, que vão desde download digital do disco (para quem doou $1) a “surpresas”, vinis, entradas VIP para shows, “vitrolas” vintage e até um show na tua casa, com a banda trazendo presentes, surpresas e bebidas! Esse último é para quem doou dez mil dólares — por enquanto, só um fã liberou essa grana toda.

“Eu acho que o kickstarter e outras plataformas de crowdfunding são a melhor alternativa para se lançar música atualmente – – sem gravadora, sem regras, sem frescura, sem confusão. Somos nós, a música e a arte. Também estou fazendo questão de que todos os produtos vendidos através do kickstarter sejam especiais e exclusivos, para recompensar todos que me apoiaram desde o começo.”

— diz a artista, no texto postado no kickstarter.

>> O LIVRO:

Para o livro, Amanda Palmer convidou mais de 30 artistas, que ilustraram as canções livremente. Na lista de artistas convidados, seu marido, o roteirista de quadrinhos inglês Neil Gaiman, Conrad Keely (…And You Will Know Us By The Trail of Dead), DJ Spooky (Paul Miller), Kristin Hersh (Throwing Muses), Michael Pope, Robyn Hitchcock, Shepard Fairey, Tao Lin e outros. Um livro de arte totalmente inspirado pelo álbum, com boas surpresas:

>> Aos fãs mais abonados, Palmer também dá uma dica. Os que quiserem doar mais de dez mil dólares, podem ir ao site criado por ela, o LOANSPARK. Nele, o fã não doa, mas empresta. Como um “agiota” mesmo, mas do bem. Aliás, o nome do site é uma brincadeira com o termo em inglês “loan shark”, o tal ‘agiota ganancioso’. =)

>> O desenho acima explica. Através do Loanspark, o fã empresta a quantia que quiser (a partir de 25 mil dólares) e um dia terá esse dinheiro de volta. Não há juros, mas quem empresta, terá ARTE em troca, ou, pode escolher uma instituição de caridade para receber esses “juros”…

>> Uma ideia simples que se tornou, em tão pouco tempo, um exemplo de colaboração e envolvimento entre fã e artista. Amanda Palmer já é famosa por liderar esse movimento “DIY” há um bom tempo. Desde que saiu da sua gravadora, vem vendendo seus próprios discos, agendando seus próprios shows, faz camiseta, imprime ingressos, faz leilão de obras de amigos para arrecadar grana, banca os shows com ajuda de seguidores no twitter… Ela não pára. E pelo que conseguiu nas últimas semanas, ainda vai longe. Seu projeto-site LOANSPARK, caso dê certo, pode virar uma plataforma para que outros artistas independentes consigam o mesmo tipo de ajuda financeira.

>> LINKS:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: